terça-feira, 15 de março de 2011

As dificuldades de se fazer Justiça!

Se te perguntarem, "O que você acha da justiça brasileira"? O que você responderia!? Muitos tomariam o rumo do censo comum e com certeza diriam:"A justiça tarda mas não falha". É esse o ponto de grande interesse para nós. O que leva a justiça a ser demorada!? Ou ainda, o porquê que algumas vezes, o que não é raro, ela não acontece!?

Como sabemos, a função do Direito é organizar e reger a vida em sociedade, estipulando direitos e deveres. E no nosso contexto social contemporâneo, temos que convir que muitas diferenças inter pessoais acabam surgindo, sendo necessário portanto a busca da tutela estatal como meio de resolução de tais conflitos. Nessa hora, devemos conscientemente pensar, será a justiça realmente tardia!? Se levarmos em conta que muitas das vezes, determinados cartórios contam apenas com um magistrado e mais de 60 mil processos aguardando despacho ou sentença. Sem falar ainda, nos outros motivos que ensejam o retardamento do trâmite processual.
O acesso à justiça oua demora da efetividade da mesma acontece por alguns motivos bem claros, como por exemplo, o alto custo de se ajuizar uma ação; Ou ainda, pessoas que nem tem acesso a justiça, devido a posição social que ocupam; a falta de conhecimento dos seus próprios direitos ou ainda, o que eu acho o mais sério, o tempo que um processo leva para se findar. O tempo, acredito eu, ser o fator mais problemático nesse contexto. Inclusive, é imprescindível destacar a emenda constitucional nº 45/2004, a qual insere o princípio darazoável duração do processo.

Aonde está o problema!?!?

Estrutura!? Método processual!? Ou não há o que se falar em problema, mas sim, de apenas uma normalidade!?

3 comentários:

  1. ahahha interessante
    isso aqui
    ahhaha
    ta muito bom seu blogg

    ResponderExcluir
  2. As vezes é melhor optar por Arbitrariedade !
    economiza tempo dinheiro e strees hahaha. abraços

    ResponderExcluir