quinta-feira, 21 de abril de 2011

Calúnia, Injúria e Difamação. Você sabe a diferença?

Calúnia, Injúria e Difamação são tipos de crime que estão previstos no Capítulo V do Título I da Parte Especial do Código Penal Brasileiro. "Dos Crimes Contra a Honra". Além da previsão no Código Penal, a Constituição Federal de 88 também tutela os crimes contra a honra.


Mas afinal, você sabe classificar cada um deles?




  • A calúnia consiste no ato de atribuir à alguém, falsamente, a responsabilidade pela prática de um fato determinado em lei como crime. Por exemplo: Foi Pedro quem roubou o celular do João. Claro que se o caso realmente aconteceu, não se trata de calúnia, por ser isso um fato atípico e uma conduta ilícita.


  • Logo a difamação é quando determinada pessoa imputa a outra uma conduta que prejudica a sua reputação perante a sociedade, sem que tal imputação trate-se de um ilícito. Por exemplo: A vizinha gosta de manter relações extraconjugais.


  • E a injúria é quando determinada pessoa atribui à alguém uma qualidade negativa, que ofenda diretamente a sua dignidade e seu decoro, ofendendo a sua própria honra subjetiva. Exemplo: Aquele homem é um imbecil.

É muito importante sabermos definir cada modalidade desses crimes. Muitos profissionais confundem esses crimes.



Destarte, válido ressaltar a definição de Victor Eduardo Gonçalves sobre a honra, onde o autor diz que a honra "é o conjunto de atributos morais, físicos e intelectuais de uma pessoa, que a tornam merecedora de apreço no convívio social e que promovem a sua auto-estima". No caso desses crimes, tais atributos são desabonados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário