terça-feira, 12 de julho de 2011

Bancos preferenciais x Bom senso x Lei

Que existem lugares “preferenciais” nos ônibus, isso todo mundo sabe. Mas qual é a eficácia disso, ou qual deveria ser?

Primeiro começamos dizendo que isso não é uma opção aleatória por parte do dono da viação, e sim uma imposição por força de lei, onde no veículo deverá ser reservado uma certa porcentagem do número de assentos, destinados a pessoas idosas, gestantes e deficientes.

Ainda, é válido ressaltar que PREFERENCIAL é diferente de EXCLUSIVO. O que se visa com isso, é garantir aos idosos, em caso de ônibus lotado, um assento. E sendo assim, no caso de se estar sobrando lugares nos ônibus, nada impede que você sente-se num desses bancos reservados.
Mas especialmente nessa postagem, queremos enfatizar a questão dos idosos. Até porque quase ninguém se nega a ceder lugar para um deficiente físico, para uma gestante ou para uma pessoa com criança de colo. Mas por qual razão que com os idosos isso é diferente?

Quase que diariamente, ao apanharmos um ônibus, podemos perceber nitidamente essa embaraçosa situação. Realmente eu não consigo entender.
É uma questão simples e que se todas as pessoas usassem do bom senso, nem lei seria preciso para regulamentar essa questão. Nada impede que você sente-se num banco preferencial, contanto que não haja nenhum idoso em pé. É um caso de urbanismo, educação, bom senso e gentileza por parte das pessoas, sendo que com certeza todos nós recebemos isso em casa.

Aliás, aqui na nossa maravilhosa cidade de Curitiba, está em discussão a viabilidade da aplicação de multas às pessoas que desrespeitarem os bancos preferenciais. É claro que exigiria uma efetiva fiscalização, ao passo que essa lei fosse imposta.

Pois é, na ausência do bom senso e da educação, a lei está aí pra isso.

Deixe a sua opinião. Participe.

3 comentários:

  1. è importante ter lugares reservados para deficientes, gestantes e idosos. O problema é que muitas vezes quem esta sentado nesses bancos não cedem o lugar e quem esta nos lugares não reservados acabam tendo que ceder.è claro que é a educação. O problema é quando se anda de onibus todo dia e tem que ceder todo dia...sUSHusua..

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Em virtude da falta de educação de alguns, acaba tendo que os outros serem educados e cederem o lugar. Complicado.

    ResponderExcluir
  3. É, este tinha que ser um valor para a sociedade, mas não se reconhece a importância deste gesto. Mais um sinal do tamanho egoísmo a que estamos expostos. O problema é que não existe um por todos, mas querem que todos façam algo por um, a clássica retórica!
    Não que eu seja um fã, mas os republicanos, me corrijam se eu estiver errado, em seus estados governados no Território dos EUA, adotam leis que visam amparar os interesses culturais, deixando em segundo plano a liberdade individual. Exemplo: venda de filmes pornográficos, em alguns estados americanos é proibida, os valores da sociedade são contra, portanto todos os indivíduos dela devem seguir o valor dominante.

    ResponderExcluir