quinta-feira, 17 de março de 2011

Conciliação como meio de resolução de conflitos

   Como já abordado aqui no blog, sabemos que no âmbito processual brasileiro há problemas norteados, no qual o mesmo acaba tirando a legitimidade da verdadeira finalidade do processo. O processo é a formula para chegar à decisão mais justa, porém há seus contra.

   Hoje, um novo pensamento nasce em busca da pacificação social, fazendo que muitos operadores do direito tenham a consciência de que a conciliação entre as partes é o caminho mais fácil, deixando de lado a ideia do advogado que defende seu cliente não importando com o bem estar deles.

   No Brasil, Juízes de direito recebem treinamento para serem conciliadores entre as partes por meio da auto composição, uma vez que é maior sua eficácia do que a resolução de conflitos pela coerção, passando a mudar a ideia de tão somente serem aplicadores da lei. Por forma coercitiva, a resolução traz transtorno para as partes, emocional como tantos outros já elencados.

   A conciliação economiza tempo, custo, promove a paz social e diminui o excesso de processos, sendo que tal em excesso resulta em um judiciário congestionado, impossibilitando a efetividade dos processos.

   Por isso é de tamanha importância, de que como cidadãos, tenhamos o dever de promover a paz social por meio da conscientização da conciliação.


Faça seu pedido de CONCILIAÇÃO!

Semana Nacional de Conciliação

Uma iniciativa que integra o Movimento é a Semana Nacional de Conciliação. Trata-se de campanha realizada anualmente para reduzir o grande estoque de processos da Justiça brasileira.

No ano passado, a Semana Nacional de Conciliação, que ocorreu de 7 a 11 de dezembro de 2009, realizou mais de 260 mil audiências e 120 mil acordos, que somaram um total aproximado de 1 bilhão e cem milhões de reais.
  
Fonte


   

4 comentários:

  1. Acredito que para o Advogado é perdas de Lucros, mas realmente é menos estressante. E tambem seria otimo ter um judiciário rápido, descongestionado e que promova a paz social.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza... a rápida viabilização á justiça, deve sempre ser uma prioridade no cenário jurídico. É como comentou o Bruno, pode ser um fator gerador de redução de lucros ou não né.

    Cabe analisar cada caso.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente..a conciliação faz toda diferença, além do processo judiciario ser mais rápido, para as partes também é beneficio, pois o tempo que leva uma ação é totalmente desgastante.

    ResponderExcluir
  4. Adeptos da campanha do CNJ:

    "Conciliar é legal. Termina a briga e resgata a paz".

    ResponderExcluir