terça-feira, 15 de março de 2011

Redução da maioridade penal

Sobre a redução da maioridade, você é favor ou contra!? Por quê?

8 comentários:

  1. Sou contra a redução da maioridade penal, porém acredito que atualmente a pena atribuida ao jovem(menor de idade) que comete um delito é muito branda.
    Esse jovem é encaminhado à uma instituição para jovens infratores, que aos 18 anos, é liberado com a ficha penal limpa.

    Agora pensemos, se o infrator cometer o delito quando tiver 17 anos, preste a completar 18, talvez um crime de roubo ou vandalismo seja penalizado com 1 mes de detenção no reformatório, ou como se vê na mídia "1 mes de medidas socioeducativas".

    Então, não concordo com a redução da maioridade penal, mas creio que a sanção que os menores infratores deveriam receber fosse mais severa.

    att Leonardo Belão Slompo

    ResponderExcluir
  2. Sou radicalmente contra a redução da maioridade penal.
    Sustentar o discurso da redução da maioridade ou mesmo da maior severidade das medidas socioeducativas é sustentar a violação das garantias processuais do menor. Quem não está atento à discricionariedade e à subjetividade que corre solta nas varas de infância e juventude não sabe da tirania com que, mesmo sob o discurso da proteção integral, os jovens são tratados. A internação, na maioria das vezes não, tem prazo. Os critérios para a liberdade são arbitrários e baseados numa ideia de correção pedagógica já superada há alguns anos.
    Em resposta ao Leonardo, se por um lado, o jovem tem sua ficha penal limpa, sua vida estigmatiada para sempre. Este jovem está em terrível desvantagem com relação aos outros no mercado de trabalho. E nessa sociedade de "empregado", marginal é quem não trabalha. Portanto, a bandeira a ser erguida é a da abolição do internamento como medida socioeducativa. Por medidas que não incentivem a reincidência ou que sejam ponta-pé inicial a uma carreira de crime.

    Henrique Kramer

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor.. Tem mtos indelinquentes por aí tocando o terror, comentendo crime a tortos e direitos por um simples fato: o de ser menor de idade. Se uma pessoa tem plenos direits politicos de escolher seus representantes na politica, tem plenos direito de escolher por praticar um crime ele(a) tbm tem q ter o dever de arcar com sua consequencia- a cadeia-. Mtos por ai não dão a minima p/ a lei por um simples fato "Sou de menor, não sou preso" esse é o pensamento da maioria ressaltando q eles optam pelo uso d drogas sendo menores- o que de acordo com a lei é proibido- e tem plena consciencia do que fazem mtos até dirigem sem a cnh o que tbm é proibido por lei e acabam vitimando mtas pessoas no transito e quem paga por isso? o coitado do pai u da mãe dum irresponsavel desse por isso axo q esse menor infrator tem o dever sim de arcar com sua 'cagada'.

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor da redução porque muitos jovens sao instruidos e encorajados a cometer infrações penais por bandidos maiores de idade, os argumentos sao sempre os mesmos, menor severidade na aplicação da lei, sem falar que se o menor for réu primário tudo fica mais fácil. Acredito que com uma maior punição a estatistica de menores no mundo do crime diminua. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olha tem casos que era preciso haver a redução da maioridade penal, 16 anos quem sabe..

    ResponderExcluir
  7. Eu, particularmente, creio que a redução deveria haver sim. Aos 16 anos, o adolescente já tem quase que perfeitamente desenvolvido a noção de certo e errado. O menor já consegue discernir as coisas. Se a partir do momento que ele opta por tomar algumas atitudes, "criminosas", subentende-se que ele tem plena consciência do que está fazendo.
    Se para votar, que é uma decisão muito importante para o país, já é facultado ao adolescente em votar ou não, por que não responder pelas suas atitudes.

    Sem falar ainda em muuitos casos onde menores assumem a autoria de crimes, no viés de aliviar a conduta criminosa do real criminoso, uma vez que as penas para os infratores são bem mais brandas.

    ResponderExcluir
  8. COM CERTEZA A MAIORIDADE PRECISA SER REDUZIDA, POIS ENQUANTO OS CAMINHOS LEGAIS LEVAM ESSES "PEQUENOS INFRATORES" À UMA CASA DE REABILITAÇÃO OU REFORMATÓRIO, A UM CUSTO ALTO PARA OS COFRES PÚBLICOS (NOSSO BOLSO) COM OS MELHORES DOS OBJETUIVOS QUE É A REINTRODUÇÃO À SOCIEDADE, OS ENOMINADOS PEQUENOS INFRATORES SAEM DE LÁ DOIS OU TRÊS ANOS APÓS QUANDO COMPLETAM A MAIORIDADE, FORMADOS NA ESCOLA DO CRIME E SEU PRIMEIRO ATO É COMETER ALGO CONTRA ALGUMA PESSOA DE BEM, QUE PROVAVELMENTE TA BATALHANDO PARA GANHAR MEIOS PARA NÃO DEIXAR SUA FAMILIA PERECER. E DIZER QUE ESSES MENORES NÃO TIVERAM OPORTUNIDADES NA VIDA, NÃO É VERDADE, POR QUE SENÃO UMA BOA PARTE DOS CIDADÃOS BRASILEIRO SERIAM BANDIDOS...

    ResponderExcluir