quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Advogado na Relação Interpessoal


O advogado é o profissional que deve estar preparado em vários quesitos para exercer uma relação interpessoal saudável, deve estar apto para estabelecer contato com os vários tipos de pessoas inseridas em sua vida profissional.
No contexto de pessoas relacionadas com o Advogado, encontramos dentre outras, Juízes, promotores, clientes, testemunhas e colegas profissionais, e por isso, deve existir certa habilidade e flexibilidade em lhe dar com essas tantas pessoas, tanto para uma relação social, quanto econômica e psicológica.
Assim sendo, há dois elementos essenciais para essa pratica; o autoconhecimento e a percepção do outro com que se interage.
Habilidades não se confundem com conhecimentos. Uma habilidade é um conhecimento colocado em prática. Ela manifesta-se em comportamentos e eles fazem a diferença. O conhecimento somente frutifica quando se manifesta. Algumas habilidades são de extremo uso para os advogados e seus colaboradores, como ser um bom observador, um bom ouvinte, um bom mentor, um bom promotor de boas relações para com seus clientes e todos seus colegas no âmbito do seu trabalho, compreensivo, congruente, saber dar e receber, como algumas outras características inerentes a prática.
Ainda mesmo com todos os aspectos apresentados para uma boa relação, todos estão sujeitos a cometer falhas inocentes,  que por mínima que pareça, poderá trazer certa conseqüência negativa para a relação, como por exemplo, realizar atividades paralelas em quanto atende o cliente ou permitir interrupções e interromper momentos inadequados.
O Advogado, diante uma sociedade é considerado por ser uma pessoa pública, atuando sua pratica com interesse nos problemas da sociedade, e assim, é dever de todos os “patronos” da sociedade mostrar-se coerente com a boa conduta e ética profissional com a sociedade.





imagem fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário