terça-feira, 16 de abril de 2013

A redução da maioridade penal


Embora muitos defendam (com teses muito bem fundamentadas por sinal) que a redução da maioridade penal para 16 anos não resolve o evidente problema em nosso país (a violência), porque a solução é educação, etc, etc, peço a devida permissão para discordar. É mais do que preciso que haja essa alteração.

Na teoria, não há que se indagar que a educação seria, indubitavelmente, o meio mais apropriado para erradicar tanta violência no nosso país.
Mas pera aí. Temos que jogar com as cartas que temos na mãos e não simplesmente fantasiar uma situação que não irá, pelo menos tão cedo, acontecer. A nossa educação é ridícula e sabemos que vai demorar muito tempo para isso mudar (se mudar).

A cultura brasileira é regrada em princípios que só com a efetivação punição algo funciona.
Até quando pequenos marginais, COM PLENA CONSCIÊNCIA DE SEUS ATOS, irão continuar a cometer crimes e ficar impunes? Sim, impunes. Educandário não "educa" ninguém.
Até quando vamos fingir que punimos e eles (os infratores) fingir que estão pagando pelas suas atrocidades? É muito fácil se falar em não redução quando não foi um ente próximo a você que foi ceifado ou violentado por um marginalzinho que sabe muito bem que até às 00h00 do dia que completa 18 anos ele, no máximo, irá cumprir 'medida sócio-educativa'.

A estatística é clara:
Maioridade penal em alguns países

Argentina - 16 anos
Portugal - 14 anos
Inglaterra - 10 anos
Grécia e Canadá - 12 anos
França - 13 anos
Itália - 14 anos
REINO UNIDO - 8 ANOS
(veja que não estamos falamos apenas de países subdesenvolvidos e de terceiro mundo).


Ah, por favor.
Cadeia. Assim, ao menos esses marginais vão pensar duas vezes antes de cometer crimes (pelo menos acho).
Essa falácia de "defender os direitos da criança" não cola mais.

E é claro que não discordo que a educação não seja a solução. Mas infelizmente, esta está muito longe de ser o suficiente para dirimir problema tão corriqueiro em nosso país: a violência.

                                      "QUEM TEM IDADE PRA MATAR, TEM IDADE PRA PAGAR!!!"

(As opiniões aqui expressas são apenas o ponto de vista deste que subscreve)

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o que foi expresso. Está na hora de dar um basta na impunidade de menores infratores! Essa "proteção" as crianças e adolescentes que praticam atividades criminosas, só faz estimular a violência, até porque, muitos ADULTOS usam de má fé (sabendo que não há punição para menores), "obrigando" crianças a fazerem o trabalho sujo.

    ResponderExcluir